RSS

terça-feira, 11 de maio de 2010

Tropeçando nas Palavras


Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo. Tiago 3:2

O que significa “não tropeçar no falar”? O apóstolo estaria se referindo às pessoas que pronunciam bem as palavras, sem cometer qualquer erro. Ou será que o texto tem a ver com palavras ríspidas, ofensivas, dirigidas a alguém?

Bem, a palavra é o nosso principal veículo de comunicação e tem o poder de influenciar sobre o nosso ânimo, interferir em nossas emoções e provocar reações físicas.Uma palavra pode levantar ou destruir de vez uma pessoa .Por isso a Bíblia dá tanta importância às palavras. Vamos ver alguns exemplos:

A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Pv 15:1). “A morte e a vida estão no poder da língua” (Pv 18:21). “Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o insensato do que para ele” (Pv 29:20).

O próprio Senhor Jesus encareceu o valor das palavras, ao advertir: “Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado” (Mt 12:36, 37).

Então como se consegue refrear a língua? Jesus disse que “a boca fala do que está cheio o coração” (Lc 6:45).Então, a primeira coisa que a pessoa deve fazer é entregar o coração a Deus, pois o controle da língua só será possível quando Cristo controlar o coração.

Deus abençoe à todas nós.

Vanessa Madeira

5 comentários:

  1. Por isso, que é de suma importância vigiar no que fala, pois pode sim levantar ou derrubar uma pessoa, só consegue controlar sua língua quem de fato anda em comunhão com Deus.


    Fernanda*Rio Bonito-SP* Zona sul

    ResponderExcluir
  2. Um órgão tão pequeno mas que grande estrago faz na vida de uma pessoa capaz até de matar, não só a pessoa que ouve mas também a que fala, pois o que contamina é o que sai e não o que entra...
    Mas com apenas um passo "e que grande passo" de suma importância" que é de entregar nosso coração ao Senhor Jesus passamos a profetizar bênçãos e consequentimente receberemos elas!!!!
    Que o Senhor Jesus tenha misericórdia de nós e nos abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Cíntia Vilani - Lapa12 de maio de 2010 às 14:30

    como disse a obra. Fernanda, é muito importante a nossa comunhão com Deus, às vezes, no corre-corre acabamos dizemos coisas de uma maneira tão automática que não percebemos o mal-estar que causamos no outro.

    se a pessoa estiver bem, talvez ela até releve nossa falta de sabedoria, mas se a pessoa não estiver bem? e se é uma pessoa que não conhece a Jesus?
    muito importante essa mensagem da dona Vanessa, amei!

    ResponderExcluir
  4. Bom gostei mto pq muitas das vezes, falamos o que naum deveria ser falado, e acabamos destruindo uma amizade, ou até mesmo a auto-estima de uma pessoa.
    Lógico ninguem é perfeito, todas nós pecamos de um jeito ou de outro, mas somente quem nasceu de Deus.
    Tem a orientação DEle para saber o momento certo de falar, mesmo que em algumas situações,erramos, para podermos aprender com as nossas falhas.
    beijão a todas
    amo mto vcs!

    ResponderExcluir

 
Copyright Secretárias Força Jovem Brasil 2009. Powered by Blogger.Designed by Ezwpthemes .
Converted To Blogger Template by Anshul .